CFPAS como referência

 

Directora do CFPAS

O CFPAS cumpriu, mais uma vez, o seu papel como referência nacional, na capacitação de técnicos, na área de Água e Saneamento. Neste contexto, o segundo semestre de 2016 foi marcado pela realização de cursos de longa e curta duração, designadamente, nas áreas de Gestão de Recursos Hídricos e de Abastecimento de Água e Saneamento. 

 

O CFPAS cumpriu, mais uma vez, o seu papel como referência nacional, na capacitação de técnicos, na área de Água e Saneamento. Neste contexto, o segundo semestre do corrente ano foi marcado pela realização de cursos de longa e curta duração, designadamente nas áreas de Gestão de Recursos Hídricos e de Abastecimento de Água e Saneamento.

Nesta segunda metade do ano, no que tange à formação de longa duração, destaca-se o lançamento, para o mercado de trabalho, de 34 gestores operacionais de recursos hídricos e 13 técnicos básicos, nas componentes de abastecimento de água e saneamento.

 

Relativamente aos cursos de curta duração, há a realçar que foram capacitados, pela nossa instituição, técnicos provenientes das Direcções Provinciais de Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (DPOHRH), Serviços Distritais de Planeamento e Infra-estruturas(SDPI’s) de todo o país e ainda técnicos da Empresas Águas da Região de Maputo (AdeM), da Administração de Infra-estruturas de Abastecimento de Água (AIAS) e do Fundo de Investimento do Património de Água (FIPAG). Concretamente, nesta última metade de 2016, os beneficiaries foram treinados nas vertentes de Canalização, Balanço Hídrico, Gestão de Perdas, Higiene e Segurança no Trabalho, Operação e Manutenção de Equipamento Hidromecânico, Gestão de Contratos, Fiscalização de Obras e Noções de Abastecimento de Água.

 

Estrategicamente, os cursos que envolviam participantes das províncias foram realizados, especificamente nas regiões Sul (Maputo), Centro (Manica) e Norte (Nampula).

 

O anteriormente mencionado constituiu uma ilustração cabal da nossa capacidade e uma valiosa contribuição da nossa instituição, consubstanciada na disponibilização de mais técnicos formados e preparados profi ssionalmente para o sector de água e saneamento.

 

Em nome da Direcção, dos trabalhadores, professores e alunos do CFPAS, vai o nosso agradecimento às Empresas, Organizações e Instituições parceiras que recebem os nossos alunos finalistas, para efeitos de estágios pré-profi ssionais.

 

Eunice Gilda Chirindja Djedje

Directora