Curso de OMEHM

 

Técnicos (Hidromecânicos e electricistas) do FIPAG da Região Norte, provenientes das AO’s de Nampula (cidade de Nampula, Angoche, Nacala e Ilha de Moçambique), Cabo Delgado (Pemba) e Niassa (Cuamba e Lichinga), foram capacitados pelo CFPAS/VITENS, na componente de OMEHM. A formação potenciou os formandos, no concernente ao conhecimento sobre as válvulas (função, característica, tipo, operação, manutenção, reparação e instalação).

Fipag Nampula

Dinis Doane, consultor do FIPAG da Região Norte, ladeado por Alberto Ngovene, técnico do

CFPAS, recebendo uma mala de ferramentas no final do curso de OMEHM

 

 

O que disseram os participantes

Tendo em conta a importância dos conteúdos ministrados no curso de OMEHM, ouvimos alguns formandos que nos falaram da utilidade do reinamento.

 

Daniel Daimone Samo, chefe de Manutenção da AO de Cuamba, congratulou-se por ter elevado as suas capacidades para a manutenção de válvulas. Por outro lado, enalteceu a aprendizagem que teve, relativamente ao uso de equipamento apropriado para evitar perdas. A terminar, o nosso interlocutor revelou que passou a entender que, no âmbito do seu trabalho, é extremamente importante saber como planifi car as actividades de manutenção dos equipamentos, para garantir a sua longevidade.

 

Já Valentim Silvestre Valentim, técnico de Electricidade da AO de Nampula, preconiza que os formandos terão um melhor desempenho na gestão de perdas. “O módulo deu-nos uma visão de como montarmos as válvulas de forma correcta, evitando perdas de água”, acrescentou Valentim. Por seu turno, Etipito Momade, Chefe do Departamento Técnico da AO da Ilha de Moçambique, assumiu que aprendeu como fazer a planifi cação da manutenção e o alinhamento de bombas. “Aprendi que, na elaboração do plano de manutenção, deve-se envolver os tomadores de decisão.”, acrescentou Etipito.