Quem Somos

aula pratica

O CFPAS (Centro de Formação Profissional de Água e Saneamento) é uma instituição  pública de prestação de serviços educacionais, destinada a formação e aperfeiçoamento profissional de técnicos e operários da área de Água e Saneamento.

O CFPAS entende que os seus clientes têm diferentes necessidades de formação. É objectivo do CFPAS atender as necessidades privilégios, tanto no conteúdo, quanto na forma do é leccionado. O CFPAS, além dos cursos que tem instituído, também proporciona cursos por encomenda. Paralelamente, desenvolve acções de formação realizadas nas instalações dos centro, assim como capacita, sob a forma  “on-the- job-training ” (formação no local de trabalho), os seus formandos.

CFPAS tem prestado serviços  em varias províncias, tais como Tete, Zambézia, Manica, Nampula e Sofala.

O Centro de Formação Profissional de Água e Saneamento (CFPAS) foi criado em 1978, três anos após a proclamação da Independência Nacional. Desde o inicio, foi atribuída ao CFPAS uma função decisiva para o jovem estado: a formação do Homem.

Hoje, volvidos 38 anos após a sua fundação, o CFPAS pode orgulhar-se de já ter formado mais de 7000 Profissionais de sector de Águas, sendo de salientar que uma parte significativa dos quadros seniores do Sector passaram pelos bancos deste Centro de Formação. Deste modo, o CFPAS encontra-se estreitamente ligado a História do desenvolvimento de Moçambique Independente.

 

 

Garantimos uma Formação de Qualidade através da prática e da investigação

 

Na formação profissional, Profissional, a qualidade é obtida através da prática. O CFPAS dispõe, para efeitos de demonstração do seguinte:

  •  Dois laboratórios (Um de Química e outro de Hidráulica);
  • Quatro oficinas (uma de Motores, uma de Bombas centrífugas, uma de Electricidade e uma de canalização);
  • Uma oficina, próxima do Centro, para aulas práticas de canalização e de Bombas Manuais.

 

 Incentivamos a investigação

 

A nossa instituição incentiva os estudantes a criarem o hábito pela investigação, através de leituras regulares de bibliografia recomendada pelos professores e facilitadores dos cursos. Com efeito, com vista a facilitar a investigação científica, por parte dos alunos, dispomos de uma biblioteca (uma das melhores do país) especializada em Água e Saneamento, o que possibilita os formandos consolidarem a matéria e adquirirem novos conhecimentos.

Porque não pensamos apenas nos nossos alunos, o CFPAS facilita para que estudantes de outras instituições de ensino Médio e Superior, e até ao nível de pós-graduação, usarem a bibliografia existente na nossa biblioteca para elaborarem as suas teses e trabalhos de fim de curso.